MADE BY... FEITO POR BRASILEIROS / CIDADE MATARAZZO

MADE BY... FEITO POR BRASILEIROS
           A RUPTURA IMATERIAL                 
Setembro de 2014, Hospital Humberto Primo, também conhecido como Hospital Matarazzo,localizado em São Paulo, Brasil, a apenas, alguns poucos  minutos, da Av. Paulista.
 Este complexo hospitalar, fundado por empresários da colônia italiana, em 1904, abriga em seus 27 mil metros, parte do patrimônio material e imaterial, da capital paulista. Esta característica levou-o ao tombamento em 1986. Interditado em 1993, pela vigilância sanitária, foi comprado pela Previ, permanecendo fechado. Em 2011 o complexo é novamente vendido, após longa jornada de negociações, aos Grupos Allard e WWI.
Este grupo financeiro, voltado à hotelaria e investimento imobiliário, comprometeu-se, se a preservar o patrimônio físico e imaterial do imóvel, iniciando um projeto de revitalização, chamada, “CIDADE MATARAZZO”.
Seguindo o conceito idealizado pelo Grupo Allard, a “CIDADE MATARAZZO”, abrigará, um verdadeiro centro de apoio à idéia e criação, materializadas pela arte e suas expressões.
As bases do grupo, então, descritas por Alexandre Allard, consideram a capacidade criativa, o maior instrumento de desenvolvimento humano influenciando diretamente a cultura, sociedade e economia atual.
A idéia e a criação artística , sustentam o patrimônio imaterial. fortalecendo-o, através da poética encontrada na beleza e emoção artística.  
A experiência do luxo, se dá, na contemplação do raro e de instantes únicos, inestimáveis e autênticos, diz Allard.
Este pensamento define o progresso como base da natureza humana, sendo a ruptura, seu principal instrumento.
Deste ângulo,o patrimônio,torna-se vivo e latejante, disposto a ser suporte das relações sócio, culturais.
Supondo sermos - criadores de inteligência - através da idéia, Allard , acredita que um espaço com apelo patrimonial ,deva ser culturalmente efervescente e voltado à produção e a experimentação da inovação Cultural.
O conceito Made By... , refere-se ao fazer criativo contemporâneo, e busca reunir importantes criadores de cada região, mapeando assim o perfil do desenvolvimento sócio, cultural e econômico, dos principais pontos emergentes do mundo atual.
Com um programa de incentivo e mecenato, Made By, que será realizado por artistas, resultou em uma invasão artística, da então chamada Cidade Matarazzo, por 100 artistas, entre brasileiros e estrangeiros, e uma publicação de 1.200 páginas, dividida em três volumes, catalogando, criadores contemporâneos brasileiros das Artes, Moda, Design, Arquitetura e Instituições Culturais.
A exposição MADE BY... FEITO POR BRASILEIROS permanecerá aberta, durante um mês, como um rito de passagem, para a então reforma da CIDADE MATARAZZO.
O novo complexo, além de manter o patrimônio arquitetônico existente, como um CENTRO DE CULTURA E CRIAÇÃO, receberá um anexo, criado pelo renomado arquiteto ,Philippe Starck, que abrigará hotel, lojas, restaurantes e etc.
Como suporte, ao conceito deste empreendimento, o grupo Allard conta com a curadoria de:
·       Curador Geral – Marc Pottier (EUA/Brasil)
·       Curador Convidado – Simon Watson (EUA)
·       Curadoria Adjunta – Maguy Etlin

CONCLUSÃO
Made By... Feito por brasileiros chega a nossa realidade, em um momento oportuno, tanto para o Brasil como o mundo, paralelo a XXXI Bienal de São Paulo, cujo tema é - Como.... de coisas que não existem *.
Esta proximidade entre as duas mostras, torna mais visível à questão da necessidade da reformulação das bases sócio – culturais vigentes.
Isto se deve, a postura de um pensamento coletivo natural ao ser humano, refletido em ações equivalentes e simultâneas, nas diversas localidades do mundo atual.
O fato é que, sempre através da Arte, podemos questionar dogmas e realinhar o sentido de patrimônio local e mundial.
Sentimos hoje, a necessidade de levar adiante, uma conversa idealista ,com o todo, revendo padrões, que se enfraquecem dia a dia, como base ,de uma cultura viva contemporânea.
Neste momento, sentimos a evidente a necessidade do diálogo cultural aberto e sem fronteiras, utilizando a universalidade, da arte para isto.
Poderemos fazê-lo, através de mostras, que do ponto de vista da realização, possam ser questionáveis, entretanto, sempre
refletindo, o desejo de um novo sentido, presente, no chamado patrimônio imaterial.
Restam-nos agora, como cidadãos, tomar consciência desta responsabilidade e assumirmos nossa parte, no processo de um patrimônio criativo, vivo e em constante pulsar.
Claudemir Lara
    B-ART

Informativo:
MADE BY... FEITO POR BRAISLEIROS

Exposição instigante, que sugere questionamentos de cunho filosófico e social, mediante a experimentação da arte e criação contemporânea.
Vale pelo resgate do patrimônio, e ousadia de artistas e curadoria, que se apossarão do espaço, para mostrar as mais variadas tendências da arte contemporânea.
Serviço: 
Exposição: “Made by... Feito por Brasileiros”
Período: de 09 de setembro a 12 de outubro de 2014
Horário: Terça- feira a Domingo, das 9h às 17h
Local: Cidade Matarazzo - Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista-
             SPaulo/SP
·       Idealizador: Alexandre Allard
·       Curadoria e direção artística: Marc Pottier (UE/Brasil)
·       Curador convidado: Simon Watson (EUA)
·       Curadoria Adjunta: Maguy Etlin
·       Coordenação Geral: Katia d’Avillez
·       Direção Executiva: Companhia das Licenças e Base7 Projetos Culturais
·       Relações Públicas: Mai Carvalho (A4 Comunicação)
·       Número de artistas: cem (entre brasileiros e estrangeiros)
·       Entrada: gratuita

São Paulo,setembro,2014

MADE BY... FEITO POR BRASILEIROS!
Fotos - Claudemir Lara













Comentários

Postagens mais visitadas