AFRICA/AFRICANS; QUEM SOMOS!?



Museu Afro Brasil 
foto divulgação

AFRICA/AFRICANS; QUEM SOMOS!?



Um continente nação formado por vários países, diversos dialetos e ainda hoje "desconhecido" por muitos; este pode ser um dos perfis informais da África, mãe continente que inspira a imaginação pelos seus mistérios e encantamento. A chamada África Negra (termo usado pela densidade de suas florestas), é considerada a mãe da humanidade e de nossa cultura geral - Somos ou não todos Africanos? - independente da questão possivelmente polêmica, o fato é que este continente é e sempre foi matéria para a essência do pensar cultural universal influenciando a arte, a psicanálise e a geopolítica mundial. Utilizando de um conceito psicanalítico, a África poderia talvez ser comparada a uma espécie de "ID" universal alimentando informalmente nossas pulsões criativas e culturais; de uma forma ou outra todos temos um certo "gene africano" que nos remete a uma nação interior denominada África; esta sensação pode ser conferida no Museu Afro Brasil criado e dirigido pelo renomado artista e curador brasileiro Emanoel Araújo. O museu tem como principal característica, identificar raízes de uma brasilidade múltipla permeada pela influência Afro  em nossa estrutura sócio-cultural. É possível portanto perceber através da exposição permanente do acervo formado por peças históricas do cotidiano brasileiro e de obras de arte, a composição de um rico patrimônio cultural material e imaterial que permaneceu escondido por longo tempo por conta de  um velado preconceito às nossas verdadeiras origens.  

O Museu Afro Brasil cumpre então, um importante papel ao alimentar uma identidade coletiva que expande-se da sua base histórica para reflexão humana atual através da produção contemporânea de arte. Neste sentido, o museu promove exposições temporárias importantes tanto no âmbito estético quanto ético; caso da exposição África Africans que teve sua abertura esta semana e pode ser vista até Agosto deste ano.

ÁFRICA AFRICANS

A exposição África Africans, conta com 100 obras de mais de 20 artistas em diversos suportes e linguagens e outras obras de origem africana pertencentes ao museu e a coleção particular de Emanoel Araujo, diretor curatorial do Museu. Ao visitar a exposição podemos ver através das obras uma África além do imaginário comum, ampliando nossa percepção a questões estéticas e sociais atuais levantadas por artistas de origem africana (nascidos ou não na áfrica). Engana-se porém quem acredita que vai encontrar um discurso sobre miséria ou questões raciais mais aprofundadas,  temos aqui um diálogo muito mais amplo de uma África que se enfrenta e busca caminhos para reformular-se. Temas como apropriação da cultura colonial pelo universo pós-colonial, industrialização, meio-ambiente, filosofia e claro também questões sociais são recorrentes na mostra. Obras em destaque:


- THE BRITISH LIBRARY  autor: Yinka Shonibare MBE (Nigeriano britânico)


- SKYLINES autor: El Anatsui (Ganês)


- CLOUD EARTH TWIST autor: Bright Ugochukwu Eke (Nigeriano)


INFORMAÇÕES:

www.museuafrobrasil.org.br



                           SKYLINES autor: El Anatsui (Ganês) 
                                         foto divulgação

      EGG FIGHT  autor: Yinka Shonibare MBE (Nigeriano britânico) foto divulgação



      THE BRITISH LIBRARY  autor: Yinka Shonibare MBE (Nigeriano britânico)
                                        Foto divulgação


         CLOUD EARTH TWIST autor: Bright Ugochukwu Eke (Nigeriano)
                                      Foto divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas