FILE UMA E-MOÇÃO TECNOLÓGICA

FILE UMA E-MOÇÃO TECNOLÓGICA




A 16ª edição do FILE (Festival internacional de arte eletrônica) instalado no meio do coração da cidade de São Paulo, mais especificamente no prédio da Fiesp da Av. Paulista; tem como tema "The new e-motion". Pensar em uma emoção formatada pela vivência na tecnologia pode a princípio assustar e parecer um tanto distante; mas, na realidade a emoção TI (tecnologia da informação) está presente a cada instante de nossa vida e cultura contemporâneas. O FILE, muito mais que uma mostra do pensamento tecnológico visto pelo prisma das Artes Visuais; nos propõe um universo sensorial ampliado por mídias tecnológicas diversas. O que aparentemente parece um grande playground para seres viciados em tecnologia, abre questões importantes sobre um mundo em que alcançamos novas dimensões físicas, intelectuais, virtuais, reais e principalmente emocionais. Com ares renascentistas, podemos nos auto-projetar em perspectivas virtuais de presente, passado e futuro bem como reavaliar questões do novo olhar humano sobre comunicação sensorial e extra-sensorial. O que somos como presença física e material expande-se a infinita potência através das obras vistas no File. Um mundo que faz adultos crianças e crianças verdadeiros gênios  rompendo barreiras de tempo e espaço. Além da exposição, são oferecidos workshops e palestras as informações podem ser obtidas pelo site do evento - www.file.org.br  . 

Importante lembrar que esta é uma visita agradável a família e mesmo as pessoas avessas a toda esta cultura TI vale experimentar e perceber que mesmo alheio as "modernidades" tecnológicas estamos totalmente inseridos  a esta realidade. Vale lembrar o genial Stanley Kubrick que infelizmente não teve tempo de realizar seu mais ambicioso projeto o - Inteligência Articifial. Nos resta agora a questão - somos capazes ou estamos prontos para experiênciar uma emoção tecnológica? Vá a FILE e tente descobrir.


SHIRLEY

Um dos eventos inseridos a File 2015, foi a apresentação do filme "Shirley - Visions of reality"  que contou com apenas duas sessões. O filme dirigido por Gustav Deutsch, tem como base em 13 obras de Edward Hopper. Com uma produção impecável, o diretor traz a vida a personagem retratada nas obras de Hopper recriando as telas em suas cenas. a personagem Shirley aborda questões relevantes a vida de uma mulher que pensa sua época e existência; da política a sexualidade passando pela crise existencial natural ao ser-humano geral. Um filme reflexivo repleto de referências culturais e estéticas o que o torna uma bela obra intelectual e artística.

Serviço

FILE

Classificação : Livre (workshops: 16anos)
Entrada : Grátis

Data : 16 de junho a 16 de Julho
Local : Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso Av. Paulista 1313
Visitação : de segunda a sexta-feira
Horário: das 10h às 20h
Agendamento de grupos: 11 3146 7439 / 7396

Comentários

Postagens mais visitadas