SP-ARTE - 2014 PAIXÃO E/OU LIQUIDEZ SP-Arte Dez anos e muitas reflexões

SP-ARTE - 2014 PAIXÃO E/OU LIQUIDEZ SP-Arte Dez anos e muitas reflexões

SP – ARTE / 2014 - PAIXÃO E/OU LIQUIDEZ
DEZ ANOS E MUITAS REFLEXÕES

Ao término da SP-Artes / 2014, temos a sensação e a certeza de que estamos apenas no início de um grande caminho, do sempre, nada monótono, mercado das Artes. A exposição que se propõe ser um espaço formal de apresentação e comercialização artística; mostra-se muito, além disto, e apresenta-se, como um importante e representativo lugar de reflexão cultural, observada, através de uma verdadeira, séria e diversificada, mostra da trajetória da arte, possibilitando, não somente o conhecimento, como a comercialização das obras expostas.
Durante cinco dias, foi possível apreciar mais de 1300 obras em 156 galerias, sendo 78 brasileiras e 58 internacionais, e tomar conhecimento de publicações sobre a arte no setor editorial, e principalmente, falar sobre a Arte e sua dinâmica, em lounges, restaurantes e corredores da feira. Houve,uma frenética dinâmica ,onde a mudança expositiva foi constante, devido a comercialização das obras, resultando em várias mostras diferentes, montadas a cada dia , em um mesmo evento. Este andamento natural à exposição propõe uma diversidade incrível de obras, ideias e pensamentos, que são estrategicamente acolhidos e complementados por ações educativas e informativas, como o “Laboratório Curatorial” e os Seminários, que solidificaram a SP-Arte. Isto permitiu aos participantes da feira, artistas, galeristas, curadores, críticos, compradores, apreciadores e curiosos, o exercício, para fundamentação de seus questionamentos sobre a Arte e as relações intrínsecas a este universo, de forma clara e objetiva. Sentimos o reflexo, na composição de sua estrutura física, organizada e administrada, de forma correta, para o excelente desempenho do evento, onde a fluidez e assertividade foram fundamentais.
Claro, que apesar de todos os cuidados e elaborações, sempre há ajustes a serem feitos, em exposições deste porte. No geral, estamos começando a ter uma representatividade e entendimento, desta realidade da Arte, expostas em grandes e relevantes exposições como esta. e, apesar do estranhamento inicial,de muitos, fica a certeza de que este é um formato justo e significativo,para maiores passos futuros,para a compreensão e produção do fazer artístico. Milhares de pessoas saíram do seu conforto mobilizando-se, para visitar a SP ARTE,
(cerca de cinco mil/ dia), com diferentes perfis, classe social e escolaridade.
A abertura foi mais especificamente, para convidados, Investidores, compradores habituais e colecionadores. Os segundo e terceiro dias, uma segunda categoria de comprador, não tão voltado ao investimento, e outros, ainda iniciantes neste mercado.
Pelos seus corredores e rampas de acesso, lado a lado, artistas, críticos e interessados em arte, como estudantes, nos levando a atrever dizer, que finalmente, o povo em geral, de forma participativa e assimilando, o que ocorria,começava a fazer parte ativa, deste universo, sem contar as inúmeras crianças, que junto com seu país, ficavam magnetizadas, pelas cores e texturas, descortinando, um mundo novo e sem fronteiras.
Esta realidade, que faz parte do ecossistema da Arte, passa necessariamente pela discussão da produção da Arte, como paixão ou como objeto de mercado, por ser hoje um dos ativos financeiros mais requisitados. Este assunto é material para larga discussão, mas o que podemos dizer, é que este não se trata de território para produção de curiosos, e, embora não pareça, a Arte mais valorizada, é a que justamente é produzida por artistas pesquisadores, que buscam entender suas necessidades de expressão e se comprometem com sua Arte e carreira, associados ao movimento mundial, fazendo assim, com que o mercado os veja, não só, como investimento seguro e futuro, mas como um legado universal, de sua interpretação da vida. Fica claro então que por mais comercial que seja a relação de compra de arte, sempre há emoção e encantamento, ou até mesmo,outras formas particulares de entendimento e participação,dependendo da alma que a contempla.
Entendemos que a SP-Arte, abre espaço para novas manifestações, e possibilita que exista, um contato com a Arte, de forma mais acessível, permitindo-nos a informação e formação de um novo olhar, para a beleza da composição, texturas e cores!
Avante!
Claudemir Lara / D'Lara
B-Art

____________________

DADOS TÉCNICOS:
DADOS DA SP-ARTE/14 - DEZ ANOS
 
- Obras expostas - 1300
- Características das obras - Diversidade de estilos do clássico ao contemporâneo passando pela arte popular
- Galerias - 156 sendo 78 brasileiras e 56 internacionais
- Educativo - Laboratório Curatoria ( residencia de novos curadores )
- Informativo - Palestras e seminários
- Setor editorial

DADOS ESTASTÍSTICOS
 

- A feira cresceu 59% em relação a edição 2013 passando de um rendimento parcial de R$ 99milhões para R$ 157milhões na edição de 2014. Dados compilados pela receita federal apenas das transações feitas com nota fiscal
Claudemir Lara / D'Lara e o Artista Beato Ten Prenafeta

Comentários

Postagens mais visitadas